Sobre a revista

Foco e Escopo

O foco da Lalca: Revista Latino-Americana em Avaliação o Ciclo de Vida, ISSN 2527-018, é a divulgação de estudos originais que promovam a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e o Pensamento do Ciclo de Vida (PCV), trazendo ao público interessado informações sobre os benefícios de se integrar os conceitos e práticas da ACV/PCV no cotidiano e nos planejamentos futuros. A Revista abrange temas correlatos à ACV, tais como:

  • Análise de Custo do Ciclo de Vida
  • Avaliação de Sustentabilidade
  • Avaliação do Ciclo de Vida Organizacional
  • Avaliação do Ciclo de Vida Social
  • Bancos de Inventários do Ciclo de Vida
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Ecodesign
  • Ecoeficiência
  • Ecologia Industrial
  • Pegada de Carbono
  • Pegada Ecológica
  • Pegada Hídrica
  • Pensamento do Ciclo de Vida
  • Planejamento, Avaliação e Gestão do Ciclo de Vida
  • Produção + Limpa
  • Tecnologia para a ACV

Processo de Avaliação pelos Pares

Após a submissão e a análise dos requisitos básicos para submissão o artigo é encaminhado para revisão. Essa análise será realizada pelo editor responsável pelo processo editorial de cada submissão. A revista possui um comitê científico composto por membros com notório saber para revisar artigos relacionados à ACV, além de avaliadores ad hoc. Estes são capacitados para verificar a relevância, a consistência e a clareza dos artigos.

A avaliação dos artigos é realizada “às cegas”, nem os revisores e nem os autores serão reconhecidos entre si. O artigo é revisado por dois ou mais especialistas no tema em questão. Se o artigo for aprovado por um revisor e rejeitado pelo outro, caberá ao editor responsável pela submissão decidir pela aprovação ou rejeição. Se o editor não se sentir à vontade para tomar tal decisão por qualquer motivo, ele poderá solicitar uma terceira revisão para desempatar o processo ou o voto de minerva de um membro do comitê científico.

Os artigos podem ser aprovados diretamente, aceitos com modificações ou rejeitados. No caso de rejeição, esta pode ser definida primeiramente pelo editor por meio da análise dos requisitos básicos e, apenas no caso da adequação ao formato, o artigo pode ser submetido novamente. A rejeição sugerida pelos avaliadores será baseada na análise do conteúdo, com foco na metodologia e na validade dos dados, devendo também considerar a originalidade.

Os artigos aprovados com modificações serão reencaminhados aos autores com as considerações dos revisores. A revista não tem qualquer influência sobre o método de avaliação dos revisores, somente os orienta sobre os seus princípios norteadores, expostos no foco, escopo e missão, que estes devem respeitar. Após as correções, o autor reenvia o artigo à revista para verificação do editor e dos revisores, caso estes últimos assim determinarem. A aprovação direta não requer quaisquer ajustes de conteúdo, os autores são avisados sobre a decisão e o artigo segue para os processos seguintes.

Os revisores apresentarão ao editor um parecer contendo os motivos da rejeição, da aprovação com modificações ou da aprovação direta. O parecer de rejeição pode ser apresentado aos autores, desde que esses o solicitem. O parecer da aprovação com modificações será encaminhado aos autores com as correções e sugestões a fazer. O editor científico (ou coeditor) precisa validar a decisão do editor regional e informar aos autores sobre a decisão, pois a decisão final sempre caberá ao editor científico, baseado nas interferências dos revisores.

Periodicidade

Desde o seu terceiro volume (v. 3), do ano de 2019, a LALCA passou a publicar na modalidade de publicação contínua, isto é, os artigos serão publicados assim que aprovados e diagramados, com um ID único, não ficando atreladas a um número específico dentro do volume.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilização gratuita de conhecimento científico, fomentando a democratização do conhecimento.

Licença Creative Commons
Esta revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

A LALCA não cobra quaisquer taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos.

A Lalca permite o depósito das versões pré-print e pós-print dos artigos em repositórios digitais de acesso aberto, conforme sinaliza a adoção da categoria (selo) de permissão verde no Diretório de políticas editoriais de revistas científicas brasileiras (DIADORIM).

Estatísticas

Os dados de autoria abaixo são provenientes dos artigos publicados na LALCA, desde o vol. 1, núm. 1, até o último número publicado, além de consulta a currículos Lattes ou outros sites pessoais/institucionais dos autores. Dados de acesso à revista são provenientes do Google Analytics.