Submissões

Acesso em uma conta existente ou Cadastro uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Diretrizes gerais

As submissões serão realizadas somente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER.

O usuário deverá realizar cadastro no sistema como AUTOR (caso não seja escolhida a opção "autor", não será possível realizar a submissão) e preencher os metadados da submissão.

A revista aceita submissão de artigos escritos nos idiomas português, espanhol ou inglês.

Os originais serão submetidos à aprovação de especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos serão enviados para avaliação sem a identificação de autoria para que seja possível uma avaliação às cegas.

O processo de avaliação dos artigos envolve avaliação de especialistas do Comitê Científico ou avaliadores ad hoc indicados ou aprovados pelo mesmo comitê.

Não serão aceitos trabalhos que já tenham sido publicados ou estejam em avaliação para publicação em outras revistas ou eventos. Excepcionalmente, poderão ser aceitos trabalhados anteriormente publicados em anais de eventos, desde que a versão submetida apresente modificações substanciais.

A revista se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores.

As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Seções para submissão

Serão aceitas as seguintes categorias de artigo para submissão:

Artigo original: artigos originais de pesquisa estruturados em: introdução (e revisão bibliográfica); objetivos; métodos ou procedimentos metodológicos; resultados e discussão; e conclusões. Estes artigos devem trazer novidades nos temas do escopo da Revista. Extensão máxima: 24 páginas.

Artigo de revisão: artigos que apresentem um panorama geral da produção científica em determinado tema. Devem estar amparados por extensa revisão bibliográfica, que viabilize análise crítica do desenvolvimento do tema em questão. Extensão máxima: 30 páginas.

Relatório de evento: artigo descritivo sobre eventos técnicos, científicos ou políticos, abordando temas correlatos ao escopo da revista. Extensão máxima: 10 páginas.

Estrutura e formatação dos manuscritos

Página de rosto

Para todas as categorias de manuscritos, preencher página de rosto com as informações abaixo. Para submissão, a folha de rosto deve ser destacada do manuscrito e remetida como documento suplementar. As informações da folha de rosto devem ser replicadas como metadados de cada autor no ato da submissão.

Título: apresentar o título nos três idiomas publicados pela Revista, na seguinte ordem: português, espanhol e inglês.
Autores: indicar os nomes dos autores sem abreviações.
Afiliações: indicar as afiliações de todos os autores, indicando no máximo três níveis hierárquicos, acompanhada da cidade e país da instituição. Ex.:
Departamento de Comunicação, Coordenação de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Brasília, DF. Brasil.
Utilize o idioma oficial do país da instituição para designação da afiliação.
CV Lattes e ORCID: indicar, quando disponível, os links para os currículos dos autores na Plataforma Lattes, e, obrigatoriamente, o número de registro ORCID de cada um dos autores. O registro ORCID pode ser obtido gratuitamente em https://orcid.org/register.
Autor para correspondência: designar um autor para correspondência, indicando seu e-mail de contato e um endereço institucional.
Potenciais revisores: Indicar ao menos três possíveis revisores para o manuscrito, com os respectivos e-mails e as instituições às quais estão vinculados.

Elementos pré-textuais

Título: apresentar o título nos três idiomas publicados pela Revista, na seguinte ordem: português, espanhol e inglês.
Resumos: incluir resumos informativos, de até 250 palavras, nos três idiomas da Revista, na seguinte ordem: português, espanhol (resumen) e inglês (abstract). O resumo deve dar uma visão geral do conteúdo do artigo, destacando introdução, métodos, resultados e discussão, conclusões.
Palavras-chave: incluir até 5 palavras-chave para cada idioma da revista, imediatamente após cada resumo. As palavras-chave devem ser representativas do conteúdo do artigo, não conter abreviaturas, e eventuais siglas devem ser colocadas entre parênteses após a palavra por extenso.

Corpo do texto

O texto do artigo deve evidenciar os seguintes elementos:

- Introdução (incluindo descrição do problema, objetivos e revisão da literatura)
- Métodos
- Resultados e Discussão
- Conclusões

Ilustrações

Figuras, gráficos, quadros, tabelas e demais ilustrações devem ser apresentadas, preferencialmente, em formato editável, ou seja, no mesmo formato dos programas de edição com os quais foram criados. Nos casos de fotografias ou imagens já digitalizadas, apresentar com um mínimo de 300dpi.

Equações ou fórmulas matemáticas

Adicionar equações ou fórmulas matemáticas ao texto, sempre que possível, em formato editável, evitando o formato em imagem.

Notas

Quando houver, apresentar no rodapé da página correspondente com numeração arábica.

Agradecimentos

Quando houver, apresentar em seção posterior à Conclusão e anterior às Referências.

Financiamento

Seção para a indicação ou agradecimento das fontes de financiamento do estudo. Indicar o nome completo, por extenso, da instituição de fomento e, quando disponível, o número de processo referente ao recurso.

Referências

Incluir citações e lista das referências citadas no texto do manuscrito de acordo com o formato dado pela norma ISO 690. Exemplos de referências para tipos de documentos mais recorrentes podem ser visualizadas no template/modelo de submissão. A LALCA recomenda o uso de aplicativos gerenciadores de referências, a exemplo do Zotero, combinado aos estilos citação baseados na ISO 690, em Português, Espanhol, ou Inglês.

Anexos ou Apêndices

Quando necessários, devem ser incluídos como último elemento do artigo, com designação alfabética crescente, acompanhada de título conciso e representativo (p.ex., “Apêndice A – [Título]“). A LALCA recomenda o depósito de materiais suplementares em repositórios, com a posterior indicação da localização desses materiais no artigo, conforme orienta a seção Dados e Código, a seguir.

Dados e Código

A LALCA recomenda a publicação dos dados ou códigos de computador que amparam os estudos relatados nos manuscritos submetidos para avaliação. Recomenda-se a publicação desses elementos em concordância com os FAIR Principles, além de depósito em repositórios dedicados de dados ou códigos abertos de pesquisa, tais como Zenodo, Figshare, Dryad, GitHub, Bitbucket entre outros.

A indicação da localização dos dados no manuscrito deve ser feita em seção específica denominada "Disponibilidade de dados", da seguinte forma:

“Todo o conjunto de [dados / software] que suporta os resultados deste estudo foi disponibilizado no [nome do repositório] e pode ser acessado em [URL / DOI].”

Formatação

Usar formato de arquivo DOCX (Microsoft Word) ou ODT (LibreOffice ou Apache OpenOffice).

A Revista dispõe de templates/modelos de submissão com os detalhes de formatação (margens, tipo e tamanho de fonte, espaçamentos etc.) requeridos, disponíveis nos links abaixo:

Modelos DOCX: Português Brasileiro | Espanhol | Inglês

Modelos ODT: Português Brasileiro | Espanhol | Inglês

Ética e integridade na prática científica

Ao submeter texto para publicação na LALCA, o(s) autor(es) asseguram que estão sendo respeitadas a privacidade, dignidade e integridade de pessoas envolvidas na pesquisa, assim como estão sendo seguidos os preceitos éticos para pesquisa com animais. Nos casos devidos, deverá constar no artigo o parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição à qual se vincula(m) o(s) autor(es).

No que diz respeito às questões de autoria e de integridade em pesquisa científica, a LALCA tem como parâmetro as diretrizes sobre o tema da Ética e Integridade na Prática Científica definidas pela Comissão designada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Portaria PO-085, de 5 de maio de 2011, assim como as recomendações do Commitee on Publication Ethics (COPE).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A revista coleta e armazena estatísticas de acesso ao site por meio da ferramenta Google Analytics, as quais são usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.