Pegada de carbono das placas de folhas de amendoim
Palavras-chave:
Materiais sustentáveis, Pegada de carbono, Desenvolvimento sustentávelResumo
Para a determinação da pegada de carbono de placas de casca de amendoim, este artigo analisa as propriedades de placas de casca de amendoim (PCM) e placas de madeira industrializadas conhecidas como Medium Density Fiberboard (MDF). Metodologia implementada para os estudos de ciclo de vida dos processos de produção da materiais com descrição das placas. Os limites do sistema de produção de placas são determinados e os detalhes dos inventários dos insumos dos sistemas são determinados. Os resultados obtidos são discutidos e, por fim, são apresentadas as conclusões sobre o desempenho ambiental das placas de casca de amendoim fabricadas em Las Junturas, Província. de Córdoba, Argentina
Referências
BCCBA. (2021). La agroindustria cordobesa 2019/20, pp. 93-115. Tratto da Departamento de Información Agronómica de la Bolsa de Cereales de Córdoba: https://www.bccba.org.ar/wp-content/uploads/2020/11/Anuario-Dptos-de-informacion-2020.pdf
Bongiovanni, R., Tuninetti, L., & Garrido, &. (2016). Huella de Carbono de la cadena de maní de Argentina. revista RIA.
Bongiovanni, R., Tuninetti, L., & Garrido, G. (2016). Huella de Carbono de la cadena de maní de Argentina. Revista de Investigaciones Agropecuarias (RIA) ISSN edición impresa 0325-8718 ISSN en línea 1669-2314, http://ria.inta.gob.ar/trabajos/huella-de-carbono-de-la-cadena-de-mani-de-argentina, http://ria.inta.gob.ar/sites/default/files/trabajosenprensa/bongiovanni-castellano-4_0.pdf; http://ria.inta.gob.ar/sites/default/files/trabajosenprensa/bongiovanni-ingles.pdf.
Gatani, M., Fiorelli, J., Medina, J., Arguello, R., Ruiz, A., Fatima Do Nascimento, M., & Holmer, S. (2013). Viabilidade técnica de produção e propriedades de painéis de partículas de casca de amendoim. Revista Materia.
Gatani, M., Victoria, G., Medina, J. C., Fiorelli, J., Lerda, J., Sipowicz, E., & Kreiker, J. (2014). New Process for Peanut Husks Panels: Incorporation of Castor Oil Polyurethane Adhesive and Different Particle Sizes. Key Engineering Materials.
Puettmann, M., Oneli, E., & Wilson, J. (2013). Cradle to Gate Life Cycle Assessment of U.S. Medium Density Fiberboard Production.
UNE-EN. (2006). ISO 14040:2006 - Gestíon Medioambiental - Analisis del ciclo de vida - Principios y marco de referencia. .
UNE-EN. (2006). ISO 14044 - Gestíon Medioambiental - Analisis del ciclo de vida - Principios y marco de referencia.
Downloads
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Magdalena Molina, Mariana Gatani, Rodolfo Bongiovanni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação.
- O trabalho publicado será licenciado com uma licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria de publicação inicial nesta revista.
- Fica resguardado aos autores o direito de assumir contratos de distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, ou em site próprio), com a condição de reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores deverão ceder à Revista gratuitamente e de modo não-exclusivo, os direitos de utilização não comercial de suas obras intelectuais, durante o prazo de vigência dos direitos autorais, para fins de disponibilização pública gratuita e de utilização não comercial.
- Autores têm permissão de publicar e distribuir as versões pre-print e pos-print dos seus trabalhos em repositórios institucionais, bases de pre-print ou na sua página pessoal, imediatamente após o recebimento da nota de aceite do editor.
- Os artigos publicados nessa revista poderão ser livremente armazenados em repositórios institucionais, com a única condição de citação do autor e da publicação inicial nesta revista.
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua total responsabilidade.